sábado, 19 de fevereiro de 2011

Segurança nos estádios - Fosso, acrílico ou grade?

Acrílico separando torcida do campo

Um dos grandes diferencias que um estádio no Brasil pode ter é quanto a divisão do campo com a torcida (cadeiras e/ou arquibancadas).
Muitos estádios na Europa não fazem uso de aparatos separando os torcedores do gramado, o que de fato melhora em muito a visibilidade do espetáculo. Porém em outros locais que não contam com educação e costumes de civilidade somadas com falta de punições para baderneiros deve-se usar equipamentos que dividem o campo do público.
A grade foi muito usada em estádios para essa divisão, porém esta sendo substituída por materiais como o acrílico de alta resistência. Esse melhora a visibilidade, porém, aumenta a temperatura e prejudica a acústica.
A FIFA recomenda o uso de fosso para separar as partes do estádio, em locais que necessitam de equipamentos semelhantes.
Independente do material ou ferramenta que se utilize para separar o campo do resto do estádio, câmeras de segurança que visualizem todo o estádio e entorno é imprescindível para a segurança de todos. Uma vez que coíbem os infratores e os flagram para as autoridades competentes tomarem medidas necessárias.
Assim, o aparato de divisão que possibilita pior ou melhor visibilidade do campo ou melhora ou dificulta a acústica e temperatura é inteiramente dependente do fator segurança.
Partindo do pressuposto que a torcida do Fluminense Football Club, é uma torcida diferenciada a nível nacional, é valido que se faça um trabalho de conscientização para alicerçar essa ideia cada vez mais. Assim, quando esse sonho se tornar realidade, que seja o mais perto possível dos estádios europeus – os melhores do mundo.
A melhor e mais bonita torcida do Brasil viabilizará o melhor e mais bonito estádio do pais.

Fonte: Projeto Arena Tricolor


2 comentários:

  1. Concordo com vc: o problema é educacional! E só será resolvido a longo prazo, bem longo por sinal. Estive na Arena da Baixada e pude constatar que embora a divisão de acrílico seja válida, na prática realmente influi na acústica do jogo. Uma pena, pois seria o ideal a pequeno e médi prazo.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir
  2. Também acho que a melhor opção seria o acrílico.

    ResponderExcluir