quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Duelo no Engenhão tem 'pior do mundo' em alta e recordista em baixa

MONTAGEM - Jonas do Grêmio e Washington do Fluminense
Jonas e Washington: artilheiros em fases distintas (Foto: AE / André Durão - Globoesporte.com)


Duas apostas, dois atacantes e uma esperança: balançar a rede. Nesta quinta-feira, a partir de 21h (de Brasília), dois atacantes com faro de gol vão duelar no Engenhão. Washington, duas vezes artilheiro do Campeonato Brasileiro (em 2004 e 2008), já chegou a falar que abre mão de se tornar o maior goleador nesta temporada pelo título do Fluminense, que não vem há 26 anos. Do outro lado, Jonas segue a todo vapor, fazendo dos seus gols o combustível azul para o Grêmio seguir vivo na luta pelo título. Quem leva a melhor?

No que depender do momento atual, o gremista. O histórico, no entanto, mostra que o Coração Valente, há nove rodadas sem marcar, merece (muito) respeito. Com 34 gols, em 2004, é o maior goleador de uma só edição em uma época que as equipes jogavam 46 vezes no Brasileirão. Na era dos 20 clubes, ele também é recordista, com 21 gols, em 2008, ao lado de Kleber Pereira e Keirrison. A marca, porém, está sob risco. Jonas esta a dois de roubar o posto e não medirá esforços para isso. O atacante, que no ano passado foi chamado de pior do mundo por um jornal espanhol, tem 20 gols, oito a mais do que seu principal concorrente, o corintiano Bruno César.

Dono de recorde do Brasileirão enfrenta recorde pessoal negativo

Washington Stécanelo Cerqueira, 35 anos, conhecido como Coração Valente pelos cariocas, vive má fase. Ele emperrou, o time emperrou. Já são nove partidas sem balançar a rede adversária, e a briga pelo gol continua - segundo o próprio jogador, é a primeira vez que fica tanto tempo sem marcar. No último domingo, na Arena da Baixada, ele até marcou, mas a favor do Atlético-PR. Aí não conta, não é, Washington?

Mas foi exatamente contra o Furacão que tudo começou. Era 31 de julho, 12ª rodada, partida no Maracanã, e reestreia com a camisa do Fluminense após deixar o São Paulo. Washington marcou duas vezes e ajudou seu time a vencer por 3 a 1. Daí por diante só dava ele, um gol atrás do outro. Até que chegou aos dez (sendo dois pelo São Paulo), na derrota por 2 a 1 para o Corinthians. Assumiu a artilharia isolada.

Jonas e o Grêmio Washington e o Flu
Aproveitamento do Grêmio antes de Jonas engrenar: 39% Aproveitamento do Fluminense antes de Washington emperrar: 62%
Aproveitamento do Grêmio depois de Jonas engrenar: 77% Aproveitamento do Fluminense depois de Washington emperrar: 42%

Depois não fez mais, e o Tricolor das Laranjeiras começou a cair de rendimento. Após três vitórias seguidas (Atlético-MG, Vitória e Avaí), foram cinco jogos sem conseguir um triunfo - com apenas três gols marcados neste período. No entanto, com 54 pontos, o time reassumiu a liderança no fim de semana, após empate por 2 a 2 com o Atlético-PR.

- A responsabilidade é de todo mundo. O Washington tem feito muitos gols e por isso ele é tão importante. É um jogador decisivo e aparece na hora certa. Confiamos muito nele. É uma grande pessoa, e estamos torcendo para que ele marque logo. É preciso ter calma. Espero que ele tenha o apoio da torcida para ajudá-lo a voltar a marcar - defendeu o companheiro Darío Conca.

De pior do mundo a artilheiro

Vai ser difícil Jonas topar aliviar para o companheiro. Para ele nada é fácil. Conviver com o estigma de “pior atacante do mundo” - criado pela imprensa espanhola após perder um gol feito por três vezes - foi complicado. Mas aquele dia no acanhado Estádio La Independencia, na colombiana cidade de Tunja, serviu como inspiralção para a volta por cima.

- Estou muito feliz com meu momento. Só eu sei o que eu passei aqui, então estou muito contente com tudo isso que vem acontecendo. Quando a fase é boa, você tem mesmo que buscar o jogo, pedir, criar jogadas. O Renato (Gaúcho) tem mérito nisso, ele não costuma mexer muito na equipe, facilita o entrosamento - disse.

Se o rendimento do Fluminense caiu com a queda de produção de Washington, o do Grêmio aumentou com a pontaria certeira de Jonas (veja no quadro acima). Com a melhor campanha do segundo turno, a equipe de Renato Gaúcho chega a sonhar com o título, apesar de estar a sete pontos da liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário